sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Principais idéias sobre a Educação Inclusiva e proposta da instituição



A Educação inclusiva consiste em valorizar o atributo de cada criança, ou seja, de cada aluno, isso é possível quando este aluno entra na escola regular e é incorporado no interior dela dando oportunidade a suas ideias, talentos e criatividade. Na verdade inseri-la no contexto escolar, não se trata apenas de admitir a matricula dessa criança, o que fundamental é oferecer serviços complementares adotar prática criativas no dia-a-dia em sala de aula, e contudo construir uma nova filosofia educativa.
Atualmente ouve-se muito em educação inclusiva e o MEC está avançando nesta temática, buscando um trabalho de inclusão social e com isso acabar com a visão elitista da educação que privilegia um grupo social.
“A educação das pessoas com deficiência se organizou ao longo da história como atendimento especializado substitutivo ao ensino comum”. (MEC, 2007)
Mudanças existem e continuaram existindo, mas na verdade na prática é bem diferente. Os alunos são inseridos nas instituições, porém não existem profissionais capacitados para atuar com essas crianças. Inserir apenas não basta. É necessário capacitar os profissionais que irão lidar com esses alunos, pois os mesmos se sentem incapazes diante das atividades propostas pelos educadores.
O MEC diz que o sistema de ensino deve matricular todos os alunos, e que cabe a escola organizar o atendimento ao educando, porém as escolas não se prepararam para recebê-los, quando falamos em preparação referenciamo-nos a infra-estrutura e ao pedagógico. As escolas precisam de mudanças e reflexão é inaceitável a inserção dos alunos especiais na escola e querer que eles se adaptem aos padrões exigidos pela instituição, não respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um.
Na verdade mesmo delegando poderes aos municípios, estados e distritos, o que é necessário mesmo é a especialização ou capacitação do profissional. Sabemos que com a prática encontramos respostas para muitas indagações, mas temos consciência que a prática deve está conectada a teoria, pois essa conexão é essencial para o nosso fazer pedagógico.
Hoje, vivi-se uma preocupação muito grande acerca da inclusão nas escolas o MEC tem desenvolvido trabalhos e fornecendo subsídios para o melhoramento e o avanço da Inclusão nas escolas, e isto vem crescendo aos poucos e só será possível com a ajuda de todos.
O objetivo da política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva “é assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, para garantir todos os seus direitos exigidos por lei."
Nas instituições onde atuo, possuem um número pequeno de crianças portadoras de necessidades especiais. Assim como é necessário que essas crianças estejam inseridas,é fundamental também que as escolas tenham propostas adequadas, com atividades criativas e que os seus educadores busquem conhecimento na área, para que possamos não só inseri-los na escola como também garantir a sua permanência com sucesso. Portanto uma das nossas propostas é promover atividades complementares com os educadores (colegas), onde discutiremos textos relacionados ao tema, as vivências, trocaremos experiências e dificuldades, analisaremos fatos procurando assim conhecer melhor o nosso aluno. A partir daí com mais segurança, estaremos levando para sala de aula atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, histórias, filmes, etc.), focalizando e diferenciando os cuidados para cada deficiência, pois na educação inclusiva diz Arthur Guimarães (2003) “não se espera que a pessoa com deficiência se adapte a escola, mas que esta se transforme de forma a possibilitar a inserção do portador de necessidade especial”.

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